Como sacar o FGTS em caso de doença grave?

Como sacar o FGTS em caso de doença grave? Se você está em dúvida sobre como esse procedimento é feito confira aqui as informações sobre como sacar o FGTS em caso de doença grave e entenda mais a respeito.

É muito comum os trabalhadores quererem sacar o FGTS nesses casos, mas é importante entender como funciona para poder fazê-lo. Claro que existem algumas restrições e requisitos que devem ser preenchidos para tal processo, é indispensável conhece-las.

Como sacar o FGTS em caso de doença grave?

Como sacar o FGTS em caso de doença grave?

Hoje veremos um pouco mais a respeito de como o procedimento deve ser feito e o que é necessário para fazer o saque. A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por organizar o pagamento do FGTS quando o cidadão precisa sacá-lo. Verifique conosco a Tabela de Rendimento Anual do FGTS e muitas outras informações no blog Extrato FGTS.

É normal que as pessoas tenham dúvidas a respeito do saque do FGTS. Por isso que é sempre bom buscar informações verídicas para que possamos entender como o processo funciona. Nem sempre é necessário procurar o atendimento da Caixa para buscar informações, através do próprio site é possível consultar detalhes a respeito do procedimento.

O que é FGTS?

O FGTS – Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – foi criado pelo governo federal com intuito de proteger o trabalhador que é demitido sem justa causa. O benefício se tornou muito importante é que já beneficiou famílias de todas as partes do Brasil.

saque-fgts

Esse fundo é mantido pela Caixa Econômica Federal, mas quem faz o pagamento dele são os próprios empregadores. O empregador é o responsável por fazer o pagamento do FGTS que nada mais é do que uma conta aberta no banco da Caixa. É criada uma conta que fica vinculada a cada empregado.

O programa existe desde 1967 e abrange todos os trabalhadores com contrato de trabalho formal regido pela CLT. O saldo da conta do FGTS é feito através de depósitos mensais efetivados pelo trabalhador. Esses depósitos equivalem a 8% do salário pago ao empregado, também é acrescido uma atualização monetária e juros.

Como Sacar o FGTS em caso de Doença Grave?

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como sacar o FGTS em caso de doença grave. Aqui veremos a respeito de como esse processo funciona e quais são os requisitos necessários para que o saque seja autorizado pela Caixa Econômica Federal.

A nova resolução prevê que apenas os trabalhadores que se encontram em estágio terminal ou aqueles portadores de HIV podem sacar o dinheiro do fundo. É necessário estar entre essas duas categorias para poder ter direito ao saque de FGTS.

fgts-saque

Abaixo sintetizamos as informações para que você entenda melhor como fazer o saque do FGTS quando for acometido de uma doença grave:

  • Trabalhadores em estágio terminal podem sacar o FGTS;
  • Trabalhadores portadores de HIV também podem sacar o FGTS;
  • Dependentes do trabalhador que forem acometidos por doença grave também é causa para gerar o direito ao saque do FGTS.

Como você pode ver é possível fazer o saque nesses três casos. Os interessados devem procurar a Caixa Econômica Federal portando os documentos necessários para realizar o saque. É necessário apresentar os documentos necessários para comprovar que você está acometido de uma doença grave.

ADICIONAR COMENTÁRIO