Correção do FGTS: Como pode ficar?

A Correção do FGTS poderá trazer significativas alterações. Saiba como vai ficar a correção do FGTS.

O projeto que pode dobrar a correção do FGTS ainda tá sendo discutido pela Câmara Federal. Esse projeto propõe que o dinheiro depositado no fundo tenha uma remuneração igual a da poupança. Só que isso pode aumentar os gastos do governo e também a prestação da casa própria.

Correção do FGTS

Correção do FGTS

Hoje em dia o rendimento do FGTS corresponde a 3%, mais a taxa referencial. Se o projeto for aprovado o rendimento dobradinha, o que poderia alcançar mais de 6% ao ano. Essa proposta é defendida tanto pelos deputados, como também pelo próprio presidente da Câmara, o Eduardo Cunha.

  • Informe-se também sobre a Certidão Negativa do FGTS – CND FGTS!

A Câmara ainda não deu um posicionamento a respeito, essa proposta está dividindo as opiniões. Como ela aumentará os gastos do governo, muitos envolvidos não querem aprovar.

Como Pode ficar a Correção do FGTS?

Conforme já mencionado anteriormente, o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço poderá passar para 6% ao ano, caso essa proposta venha a ser aprovada pelo governo federal.

Esse aumento da correção do Fundo pode gerar uma alta dos juros para o financiamento da casa própria e também criaria impactos no programa Minha Casa Minha Vida.

Essa proposta também afetaria as construtoras, em especial aquelas que são focadas no segmento de baixa renda. Por isso que a correção do FGTS passa por análise. Ainda não sabemos quando a Câmara dará uma resposta a respeito. Em breve, maiores informações.

Fundo de Garantia de Tempo de Serviço – FGTS

Esse fundo foi criado em 1967, é composto de contas abertas no nome de cada trabalhador. Quem faz o depósito nessas contas é o próprio empregador, todos os meses, equivalente a 8% do salário bruto pago ao empregado.

Até o dia 7 do mês subsequente a empresa tem que fazer o depósito correspondente a esse fundo. É importante destacar que ele não é descontado no salário, é um benefício obrigatório que o empregador paga.

Fundo de Garantia de Tempo de Serviço

Fundo de Garantia de Tempo de Serviço

Esse fundo sempre foi de suma importância para os trabalhadores, mas o saldo do mesmo só pode ser sacado em momentos específicos. Citamos alguns casos em que o empregado pode ter acesso ao FGTS:

  • compra da casa própria;
  • em caso de despedida sem justa causa;
  • aposentadoria em situações de dificuldade.

Todo dia 10 de cada mês a correção das contas do FGTS é feita, e utiliza-se a taxa referencial mais juros de 3% ao ano.

Se essa proposta foi aprovada a remuneração do FGTS corresponderá a mesma da poupança. Uma mudança bastante significativa, por que pode dobrar o rendimento do mesmo.

Para que entre em vigor é necessário que a proposta seja aprovada pelo plenário da Câmara, pelos senadores e ser sanado pela presidente Dilma Rousseff.

One Response

ADICIONAR COMENTÁRIO