EXTRATO FGTS: Consulta, Saldo e Calculo

O desemprego é uma situação terrível que prejudica muitas famílias brasileiras, principalmente quando o cidadão é posto para fora do emprego sem justa causa. Pensando em atender da melhor forma possível essas pessoas foi disponibilizado pelo Governo Federal o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Se você precisa ficar por dentro desse assunto, confira todas as informações sobre o extrato FGTS e como ter acesso a esse benefício, pois é por meio do extrato FGTS que os cidadãos podem se orientar sobre os valores referentes ao saque.

EXTRATO FGTS

EXTRATO FGTS

Você sabia que pode consultar o seu extrato FGTS de forma simples e rápida através da internet? Acompanhe esse artigo e descubra como!

Do que se trata o FGTS?

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS se trata de um benefício oferecido as pessoas que foram demitidas sem uma justa causa. O FGTS funciona como um seguro do qual os empregadores depositam cerca de 8% do salário bruto de cada funcionário em contas destinadas ao mesmo.

No momento de instabilidade econômica em que o país se encontra, benefícios trabalhistas como esses são de grande valia para manter inúmeras famílias desamparadas. Conforme o tempo de serviço do trabalhador, o valor do benefício vai sendo acumulado e em casos de demissão ele poderá recorrer aos seus direitos para se manter economicamente estabilizado até encontrar uma nova oportunidade profissional. 

 

No entanto, para ter direito ao FGTS é preciso que o cidadão obedeça à algumas regras definidas pelo Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal. Acompanhe!


Quem tem direito ao FGTS?

Para ter acesso ao FGTS, os trabalhadores precisam estar em dias com todas as suas obrigações tributarias, sendo assim é imprescindível realizar o pagamento de todos os impostos trabalhistas dentro dos prazos estipulados. Além disso, é obrigatória a regularização das suas atividades remuneradas, ou seja, a carteira de trabalho deve conter todas as suas experiências profissionais para receber o valor do FGTS.

Porém, nem só em casos de demissões são utilizados os valores do FGTS. Confira quais são as outras ocasiões que o Fundo de Garantia poderá ser sacado pelo trabalhadores:

  • Caso o cidadão tenha sido demitido sem justa causa;
  • Ao término de um contrato de trabalho temporário;
  • Caso a empresa em que ele seja empregada decrete falência;
  • Ao se aposentar o trabalhador também poderá sacar o saldo do seu fundo de garantia;
  • Ao completar 70 anos, mesmo que não estando aposentado;
  • No caso de enchentes ou catástrofes naturais que envolvam o trabalhador e sua família;
  • Caso o trabalhador descubra ser portador de alguma doença em estágio grave como AIDS ou Câncer;
  • Caso o trabalhador deseje financiar a sua casa própria;
  • De acordo com o Presidente Michel Temer, poderão sacar o saldo do FGTS quem tiver conta inativa do Fundo de Garantia desde 2015.

Agora que você já conhece sobre as normas que regem o FGTS, confira como dar entrada no benefício e como consultar o extrato FGTS nos próximos tópicos!


Como ter acesso ao FGTS?

Todo o processo é considerado muito simples, pois caso o trabalhador esteja totalmente dentro dos requisitos o valor do FGTS será depositado em sua conta em até 5 dias após a solicitação.

Confira a baixo os passos para sacar o seu benefício:

  • Em casos de demissões sem justa causa, o empregador deverá comunicar a Caixa Econômica Federal o ocorrido por meio do Conectividade Social em até 5 dias úteis;
  • Encaminhe-se para alguma agência da Caixa Econômica dentro do prazo e leve os seguintes documentos:

A) Carteira de Trabalho;

B) RG e CPF;

C)Número de inscrição PIS/PASEP/NIS;

D)Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT);

  • Em seguida aguarde os 5 dias úteis para retirar o seu abono, lembrando que para retirá-lo você precisará do seu cartão cidadão e senha pessoal.

O seu benefício FGTS poderá ser retirados nos seguintes locais:

• Correspondentes Caixa Aqui.
• Lotéricas.
• Postos de Atendimento Eletrônico.
• Salas de Autoatendimento.

Confira clicando aqui para saber quais são as documentações necessárias para sacar o FGTS em outras situações. 


Como consulta o Extrato FGTS?

Sempre que você precisar consultar o seu extrato FGTS visite o site da Caixa Econômica Federal, pois assim você ganhará mais agilidade no seu dia a dia. No site da Caixa você poderá obter informações sobre movimentações em sua conta vinculada ao FGTS e muitas outras informações. 

É importante lembrar que a consulta é gratuita e pode ser realizada quantas vezes for necessário para o cidadão. Confira os passos para obter o extrato FGTS a baixo:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal clicando aqui;
  • Preencha os campos de:

A) Número do NIS  (PIS/PASEP);

B) Senha da Internet;

  • Clique em Não sou um Robô;
  • Clique em OK.

Caso você ainda não possua uma senha, digite o seu número do NIS e em seguida clique em Cadastrar Senha.


Tabela FGTS

Todos os anos acontece a divulgação da tabela do FGTS pelo órgão responsável pela distribuição da renda, no caso a Caixa Econômica Federal. 

Confira a seguir a tabela do FGTS 2017 e a datas que o seu fundo de garantia estará disponível para o saque:

                                                                           Calendário FGTS
Abertura do Calendário: Trabalhadores Nascidos:
10 de Março Janeiro e Fevereiro
10 de Abril Março, Abril e Maio
12 de Maio Junho, Julho e Agosto
16 de Junho Setembro, Outubro e Novembro
14 de Julho Dezembro

 

Informação importante: Mesmo que o trabalhador não precise do valor, é recomendável que o mesmo realize o saque do seu fundo, pois os rendimentos do FGTS são de 3% ao ano, em comparação com a Poupança, que rende 7% ao ano. Ou seja, é mais vantajoso depositar o seu FGTS em uma poupança.

Ainda continua com dúvidas em relação ao extrato FGTS? Deixe um comentário a baixo e em seguida iremos fazer o possível para solucioná-lo. Você poderá ligar também para o número 0800 726 0207 e tirar todas suas questões direito com o funcionário Caixa.

 

No Responses

ADICIONAR COMENTÁRIO