FGTS: Como sacar saldo de contas inativas?

FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – está vinculado aos trabalhadores da iniciativa privada. O FGTS é muito importante na vida das pessoas e tem um papel fundamental para oferecer uma garantia financeira pelo tempo de serviço prestado.

Desde que foi criado, o fundo tem uma grande importância na vida do trabalhador. Depois de um certo tempo o trabalhador pode efetuar o saque do valor acumulado do FGTS, mas é necessário entender quais são os requisitos para esse saque e quando é que ele pode ocorrer.

Entenda como sacar saldo de contas inativas.

Entenda como sacar saldo de contas inativas.

Aqui você vai conferir com mais detalhes sobre como efetuar o saque FGTS de contas inativas, muitas pessoas tem dúvidas nesse sentido. As contas inativas também tem saldos depositados e é direito do trabalhador usar o mesmo, mas para isso é necessário compreender o funcionamento do processo.

Se você é trabalhador regido pela CLT é direito seu receber, todo mês, o pagamento do FGTS. As empresas que não estão regulares nesse sentido acabam recebendo multa. Cada contrato de trabalho tem que ter uma conta vinculada a esse fundo. Aproveite também para ver mais informações sobre o Extrato FGTS!

Sacar FGTS de contas Inativas

O saque FGTS de contas inativas ocorre de duas maneiras. Explicamos melhor como funciona cada uma delas para que você tenha conhecimento a respeito:

Veja como funciona para cada caso.

Veja como funciona para cada caso.

  • Contas Inativas do FGTS com rescisão contrato antes de 13/07/1990 – o saque pode ser feito a qualquer momento;
  • Contas Inativas do FGTS com rescisão contrato após 14/07/1990 – o saque poderá ocorrer se o trabalhador permanecer por 3 anos seguidos fora do regime do FGTS.

Analise as informações e veja em quais critérios acima você se encaixa para entender como o saque FGTS poderá ocorrer. A seguir mais informações sobre o que é FGTS para que você entenda a importância dele e como o saldo pode ser utilizado.

O que é FGTS?

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado pelo Governo Federal no ano de 1966 pela lei 5.107. Todo trabalhador que é contratado pela Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecido como regime celetista ou CLT, está vinculado a esse fundo. O objetivo dele é proteger o trabalhador demitido sem justa causa.

Importância do FGTS

Importância do FGTS

Para alcançar esse objetivo o FGTS é constituído de contas vinculadas que são abertas em nome de cada trabalhador. O empregador é o responsável por depositar de forma mensal o equivalente a 8%. Com tempo o fundo vai gerando uma quantia que é acrescida de atualização monetária e juros.

Como você pode ver, é um programa muito importante. Para você ter uma ideia, o saldo gerado pode ser usado para compra de imóveis e até mesmo de habitação concedida por programas especiais do Governo. Isso tem permitido que muitas famílias mudem a realidade de suas vidas.

3 Comments

  1. edilane
  2. Elenil Silva
  3. Robsin

ADICIONAR COMENTÁRIO