Saque do FGTS: Quem pode e como sacar?

O Saque do FGTS pode ser feito em várias ocasiões. É de suma importância que os trabalhadores tenham conhecimento sobre quem pode sacar o saque do FGTS e como isso ocorre. Hoje iremos conferir maiores informações a respeito desse assunto.

fgts-sacar

Saque do FGTS

Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, também conhecido como FGTS, é um benefício concedido ao trabalhador que é contratado pelo regime de CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Esse benefício traz uma série de benefícios ao trabalhador, saiba mais.

  • Veja ainda outras informações sobre a CND FGTS!

O que é o FGTS?

Esse Fundo ajuda o trabalhador a formar um patrimônio e a comprar a casa própria, mas é preciso saber como funciona, quem pode utilizar esse fundo para comprar de casa e também quem pode fazer o saque do mesmo.

Com o FGTS, uma conta é aberta na Caixa Econômica Federal vinculada a cada trabalhador. Quem paga esse fundo é o empregador, e não o empregado.

fgts-quem-tem-direito

Entenda como funciona esse benefício.

Todos os meses o empregador deposita uma quantia referente a 8% do salário de cada empregado na conta do mesmo. Com isso, um saldo é gerado, através dele você consegue acessa-lo para algumas finalidades.

Um benefício que foi criado com o intuito de proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa. Mas as pessoas também conseguem utilizar esse dinheiro do fundo quando precisam comprar uma casa própria. Saber como usar o FGTS é importante, pois não é toda ocasião que isso é possível.

Quem tem direito ao Saque do FGTS?

Recebe o FGTS vários tipos de trabalhadores, mencionamos na lita abaixo quem tem direito ao mesmo:
• trabalhador brasileiro com contrato de trabalho CLT – Consolidação das Leis do Trabalho;

• trabalhadores rurais;

• temporários;

• avulsos;

• safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita);

• atletas profissionais têm direito ao FGTS;

• diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador.​

São vários empregados que tem direito a esse benefício. Ele foi criado há bastante tempo, e desde então tem sido muito importante na vida do trabalhador.

Como Realizar o Saque do FGTS?

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como sacar o FGTS, mas o processo é mais simples do que a maioria pensa. É necessário levar a documentação correta para que isso ocorra, colocamos abaixo quais são esses documentos:

Veja quais são os documentos necessários para sacar o benefício:

Veja quais são os documentos necessários para sacar o benefício:

• é necessário que você tenha em mãos a documentação necessária: identificação com foto, Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP;

• em alguns casos, é necessário documentações específicas, isso vai depender da circunstância em que o trabalhador foi demitido;

• no caso de rescisão o empregador que vai comunicar a Caixa;

• nos demais casos, o próprio trabalhador que solicita o saque nas agências;

• saques de até 1.500 podem ser feitos nas casas lotéricas, os Correspondentes Caixa Aqui, nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento para trabalhadores que possuem cartão do cidadão e senha.

ADICIONAR COMENTÁRIO